quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Terremoto

Objetivo: Analisar a exclusão social.
Participantes: Devem ser múltiplos de três e sobrar um. Ex: 22 (7x3 = 21, sobra um). 

Tempo Estimado: 40 minutos.

Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar

Descrição: Dividir em grupos de três pessoas lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:

MORADOR!!! - Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.

PAREDE!!! - Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.

TERREMOTO!!! - Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...

Conclusão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio? Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo?Na Escola? No Trabalho? Na Sociedade? Sugestão: Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica, já que isso propicia várias trombadas. É muito divertido!!!

O garotinho chamado AMOR

PAZ - APERTO DE MÃO
AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA
BEM VINDOS-PALMAS

O garotinho chamado AMOR

Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ. 
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!

Como aplicar: 

1- escrever antecipadamente um cartaz com as palavras destacadas e os gestos a serem feitos e colocar em lugar visível;
2- explicar aos participantes que estarão naquele momento fazendo um quebra-gelo e que devem seguir os gestos de acordo com a história que será contada. Então cada vez que uma das palavras for citada, o gesto deve ser feito por todos ( chamamos de quebra-gelo este tipo de dinâmica, pois como é aplicada no início da reunião, as pessoas “derrubam as barreiras” através dos gestos e da descontração ).
3- Começar a leitura do texto ( que pode ser adaptado de acordo com a realidade do grupo a ser trabalhado)

A Laranja

Separe-os em duas equipes, alinhe as carteiras em duas fileiras, de a cada equipe duas laranjas, eles deveriam passala por suas fileiras e traze-las de volta, porem, teria de ser com o pé.
Quando uma das equipes vencer de a eles um premio, bexigas e um docinho, porem, da mais que um para cada e lhes faça dividir com a equipe que perder, ensinando-lhes a partilhar.

A Cobra não tem pé

Os 10 Mandamentos para Colorir





Palavrinhas Magicas para Colorir


Diferenças para Colorir




Gol Divertido




Materiais:
  • Caixa de Papelão
  • Jornal
  • Cola
  • EVA branco, preto, azul e amarelo
  • Garrafa pet
  • Fitilha
  • Cola branca
  • Cola de Bastão
  • Tesoura
  • Estilete
  • Pincel
  • Tinta amarela e vermelha.
Encape a caixa com jornal, que pode ser colado com cola branca, corte a boca com um estilete, e use o papelão retirado para fazer a linguá pintando-o de vermelho. Os olhos e dentes são feitos de EVA e o nariz é só cortar a parte da frente de uma garrafa pet, pintar de amarelo e cola-lo com cola quente, o cabelo também é colado com cola quente, a linguá foi grampeada. 

Nossa Senhora Para colorir


Paz e Alegria


Tabuleiro Humano

O tabuleiro humano é uma atividade que envolve a participação de todas equipes  e ao mesmo tempo  nos mostra que pensando juntos as equipes vão longe. 

Primeiro os divida em quantas equipes for necessário, de preferencia 5 (Os 5 continentes), selecionando uma de cada para ser o pião permanentemente. A cada partida era escolhida uma criança para representar a equipe e jogar o dado, porém, algumas casas possuíam desafios, algumas para que o pião pudesse andar, as crianças deveriam cantar uma musica da infância, outra os nomes dos padroeiros, outra uma reza e assim vai.








Padroeiros para Colorir

























Compromisso das Crianças para colorir

Faça um sorteio das atividades para cada criança como um compromisso para realizarem por uma semana em suas casas, e no próximo encontro contar sobre a experiencia, como foi realiza-la, se sentiram bem, se foi divertido...










Atividade Sobre o que significa Deus



Atividade sobre os 5 Continentes




Confeccionar corações das cores dos 5 continentes de EVA, cada um com algumas fotos, mostrando a realidade destes, e falar um pouco sobra cada continente, suas crenças, seus habitus alimentares, suas religiões, etc. Explicar o motivo das cores.

COR VERDE: recorda a África, com suas florestas e também a esperança do crescimento da fé cristã.

COR VERMELHA: lembra as Américas, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, e também o sangue derramado por eles na época de colonização.

COR AZUL: lembra a Oceania, por ser formada de muitas ilhas, este continente precisa de muitos missionários.

COR AMARELA: Representa a Ásia, continente de raça amarela. La se encontra quase metade da população do planeta, porém é onde se possui o menor numero de cristãos.

COR BRANCA: representa a Europa, terra da raça branca, e também tem a presença do Papa que é o grande mensageiro e missionário da Paz. 





Atividade em Grupo

Divida os em dois grupos, o Grupo do Pai Nosso e o Grupo Os 12 Apóstolos, cada grupo ficara responsável por confeccionar um cartaz com seus devidos temas, as palavras são para decorar, palavras que simbolizam o que Deus é para cada um de nós. Usar cartolinas de cores alegres, usamos rosa e verde.















Atividade de Boas Vindas



Atividade para conhecer mais sobre as crianças

Pegue um bichinho de pelúcia, para ser o "mascote" do grupo, sente os em uma roda e vá passando o ursinho, comesse na mão do Assessor, diga seu nome, idade, interesses, quantas vezes vai a missa, essas coisas. 

Nosso mascote. =)

Orações para Colorir